segunda-feira, 15 de outubro de 2012

Curiosity


                           Curiosity
 

                 


O MSL (Mars Science Laboratory) é uma sonda especial lançada no dia 26 de novembro de 2011, pela Nasa. Dentro dessa sonda foi levado o Curiosity, um veículo mecânico para a exploração do solo marciano. O equipamento espacial posou em Marte  no dia 6 de agosto de 2012, mais precisamente na cratera Gale, após viajar no foguete Atlas V.

O modelo do Curiosity é um pouco parecido com outros robôs enviados anteriormente ao solo de Marte, como o Spirit e Opportunity. Este é muito maior, com o tamanho de quase um carro popular. O principal objetivo do Curiosity é estudar a possibilidade de existência de vida no planeta, investigar o clima e a geologia marciana.

Os dados dessa missão poderão auxiliar no envio de uma futura missão tripulada a Marte. Em comparação aos “rovers” anteriores, o Curiosity foi munido de instrumentos científicos mais avançados fornecidos pela comunidade científica internacional. Ao contrário do Spirit e Opportunity, o Curiosity não utiliza a luz solar para gerar energia, e sim um gerador termoelétrico de radioisótopos (utiliza o decaimento natural do plutônio para gerar calor, e depois energia elétrica).

Ao pousar em Marte, às 5h31min do dia 6 de agosto, o equipamento já iniciou o registro e o envio de imagens. A previsão de trabalho para o Curiosity é de trabalhar de 2012 a 2014 no planeta vermelho.

A missão do Curiosity custou 2,5 bilhões de dólares, a missão mais cara na história das pesquisas realizadas no planeta vermelho.  Apesar da crise econômica vivida pelos EUA entre 2008 e 2012, a maior parte dos custos foram planejados para serem pagos ao longo de vários anos. Vale lembrar que, em 1969, quando Neil Armstrong e Buzz Aldrin pisaram na Lua, os EUA viviam em recessão.

O projeto do Curiosity levou 8 anos para ser planejado, por outro lado, para cortar despesas, a NASA cancelou projetos de pequeno porte ao planeta vermelho e parou de cooperar com o jipe europeu ExoMars, que investiga a vida no solo marciano. A Nasa acredita poder enviar uma missão tripulada até Marte no final dos anos 2030.

O curiosity utiliza câmeras de navegação batizadas de Navcams, equipamento instalado num mastro de metal com a possibilidade de captar imagem em 360º. O local de trabalho do novo robô fica nas redondezas da Cratera Gale ao sul do equador marciano, região do tamanho dos estados americanos de Connecticut e Rhode Island juntos.


Vejas as fotos de Marte realizadas pelo Curiosity e  liberadas pela Nasa:  http://www.nasa.gov/mission_pages/msl/multimedia/gallery-indexEvents.html


 Observações feitas em órbita identificaram argila e sulfato dentro desse buraco gigante, o que aponta para um passado com presença de água.
 
Curiosity panorama Marte (Foto: Nasa/JPL-Caltech)  
 Junção de várias imagens feitas pelo Curiosity forma panorama de 360° de Marte (Foto: Nasa/JPL-Caltech)


O autorretrato visto de cima, na foto abaixo, também está em baixa definição. Algumas das 17 câmeras do Curiosity são coloridas e, em breve, vão enviar informações à Terra.

Curiosity autorretrato (Foto: Nasa/JPL-Caltech) 
Câmera de navegação no mastro do Curiosity fez 'autorretrato' em baixa resolução (Foto: Nasa/JPL-Caltech)

Já outras duas imagens do terreno marciano estão em alta resolução, com detalhes do solo árido e das montanhas que cercam o planeta – paisagem parecida com o deserto de Mojave, na Califórnia. Ao fundo da foto abaixo, está uma cadeia de montanhas.

Curiosity alta (Foto: Nasa/JPL-Caltech) 
Imagem definida mostra o solo de Marte, parecido com deserto de Mojave, nos EUA (Foto: Nasa/JPL-Caltech)


Neste outro registro, aparece a sombra do Curiosity no chão. Ambos revelam uma base rochosa, com bastante erosão e pequenas pedras formando uma camada de "pavimento".

Curiosity sombra (Foto: Nasa/JPL-Caltech) 
Sombra do Curiosity surge no chão nesta foto em alta resolução tirada pelo robô (Foto: Nasa/JPL-Caltech)


O rover ainda possui instrumentos que funcionam a laser, tais instrumentos foram instalados para a análise química das rochas; uma broca e uma colher para o recolhimento de amostras do solo. O  Curiosity é duas vezes mais comprido e cinco vezes mais pesado do que os jipes espaciais anteriores.



 estatico curiosity (Foto: Arte/G1)


- Fontes :  http://g1.globo.com/ciencia-e-saude/noticia/2012/08/robo-curiosity-capta-primeiras-imagens-panoramicas-de-marte.html
http://www.infoescola.com/exploracao-espacial/curiosity/

0 comentários:

Postar um comentário

Share