segunda-feira, 15 de outubro de 2012

Quer ser um Astronauta? saiba como.


                       Astronauta

 
Iuri Gagarin   - primeiro astronauta a viajar no espaço em 12  de abril de 1961.




Astronauta ou cosmonauta  é o profissional treinado a executar viagens espaciais, participar do planejamento, comandar, pilotar e fazer parte de tripulações numa missão e nave espacial. É aquele que realiza voo sub-orbital (fora de órbita) ou numa orbital mínima de 100 km de altitude.

  O astronauta além do profissional preparado para as viagens espaciais, também pode ser um civil, cientista, político, celebridade, pesquisador e turista espacial selecionado a participar de uma missão espacial.
Os astronautas eram mantidos exclusivamente pelos governos até o ano de 2003, além das forças armadas e agências espaciais civis. Em 2004, surgiram projetos comerciais de agências financiadas como o SpaceShipOne.
Nos EUA, pessoas que viajam acima de 80 km são referidas como astronautas. Segundo a FAI – Fédération Aéronautique Internationale, astronauta é aquele que viaja acima de 100 km.
O termo astronauta e cosmonauta ficaram consagrados durante a corrida espacial da década de 60, acirrada entre os EUA e URSS. O termo astronauta deriva do grego “ástron” e “nautes” que significa “navegante marinheiro”. Na Rússia, o termo mais usado é cosmonauta, proveniente do russo “kosmonavt”, derivado do grego “kosmos”.


Neil Armostrong - primeiro homem a pisar no solo da Lua, em 20 de julho de 1969.
Neil Armostrong - primeiro homem a pisar no solo da Lua, em 20 de julho de 1969.


Na NASA, para se tornar um astronauta, é necessário ter formação em engenharia e pilotagem de aviões militares a jato. Posteriormente, devem passar por um treinamento de cerca de vinte meses em várias áreas, como testes em microgravidade. É necessário acumular um número mínimo de horas de voo em aviões a jato.
Depois de uma missão, o astronauta retorna a uma manutenção operacional, aguarda uma nova missão e passa por exames médicos regulares. O candidato a astronauta não deve fumar ou utilizar drogas, ter domínio no idioma inglês e formação nas áreas de Engenharia, Física e Biologia e capacidade de trabalhar em equipe.

O primeiro astronauta brasileiro foi Marcos César Pontes.


0 comentários:

Postar um comentário

Share