terça-feira, 18 de setembro de 2012

‘’Sinais de vida encontrados em uma das luas de Saturno.’’




Cientistas podem ter encontrado sinais de vida em Titã, uma das luas de Saturno. Mas eles já declaram que reações químicas não orgânicas também poderiam estar por trás do fenômeno.
Titã tem o clima muito frio para que haja água líquida em sua superfície, mas cientistas sugerem que poderia existir vida em algumas piscinas de metano e de etano líquidos que existem no satélite.
Em 2005, cientistas levantaram a hipótese de que a vida poderia existir nesse tipo de ambiente se os micróbios alienígenas respirassem hidrogênio e comessem o acetileno, uma molécula orgânica, liberando metano no processo.
A ideia de que poderia haver vida em Titã surgiu do fato que não há acetileno livre na atmosfera - apesar das condições do satélite e dos raios ultravioleta que ele recebe serem propícios à produção da substância. Além disso, medidas da sonda Cassini, que estuda Titã, mostraram que há hidrogênio desaparecendo da superfície do astro.
Como o gás é liberado do interior do planeta, ele devia ficar acumulado na superfície, mas isso não acontece, o que pode sugerir que há seres respirando hidrogênio.
Enquanto a presença de vida extraterrestre em Titã ainda não é provada, cientistas afirmam que o fenômeno é muito interessante.



 O segundo artigo, no Journal of Geophysical Research, relata que há falta de um determinado produto químico na superfície, o que leva os cientistas a acreditarem que pode estar sendo consumido pela vida.
O astrobiólogo da NASA Chris McKay disse: "Se estes sinais não virem a ser um sinal de vida, seria duplamente emocionante porque representaria uma segunda forma de vida independente da vida à base de água na Terra".
O professor John Zarnecki, da Open University, disse: "Nós acreditamos que a química está lá para toda a vida se formar. Ela só precisa de calor para o arranque do processo. Dentro de quatro bilhões de anos, quando o Sol inchar em uma gigante vermelha, poderia ser o paraíso na Titan”.

E aí, o que acharam dessa intrigante matéria? Será que realmente dividimos nosso universo com outros seres que habitam em uma das luas de Saturno? Fica a dúvida no ar...  

0 comentários:

Postar um comentário

Share